Residencial Canto do Galo - Habitação e Realocação

Esse projeto trata da realocação de 13 famílias que vivem irregularmente e em condições insalúbres em uma parcela de um terreno de uma antiga empresa em Cabo Frio/RJ. 
O contrato feito com essas famílias, que inicialmente eram apenas três, era de comodotado, ou seja, podiam ali morar, apenas enquanto fossem empregados da própria empresa. Porém, passado o tempo, a empresa faliu e o terreno foi vendido, mas as famílias ali permaneceram morando e foram se expandindo e atualmente formam a comunidade “Canto do Galo” com um total de 40 pessoas.
A atual empresa dona do terreno, visa construir na área uma Marina e por isso, as famílias não poderiam mais ali morar.
Foi proposto, então, pela empresa, uma realocação dessas pessoas para casas próprias que seriam construídas e cedidas às famílias.
Iniciou-se assim, um extenso trabalho colaborativo e multidisciplinar de reuniões e workshops com a comunidade para entendermos suas necessidades, anseios, vínculos familiares e preocupações.
Identificamos assim, a existência de três grupos familiares em comum e algumas divergências entre eles e por esse motivo, dois grupos familiares foram realocados para o Residencial 02 e um grupo para o Residencial 01.
Os terrenos são localizados há menos de 2km da atual casa dessas famílias, evitando assim um rompimento de possíveis vínculos com a vizinhança e com o local.
Foram projetados então 13 sobrados, variando de 02 a 03 quartos, cada um pensado especificamente para cada família visando atender suas necessidades e vontades.

Nex | Coworking - sala 110 - Rio de Janeiiro | contato@estudio213.com

  • Instagram - Black Circle